domingo, 8 de fevereiro de 2015

FGTS + CONSÓRCIO = CASA PRÓPRIA

Consórcio de imóveis




O que é um consórcio de imóveis ?

Éo sistema que permite a união, em grupos fechados, de pessoas coma finalidade de formar poupança comum, destinada à compra de imóvel, em prazo determinado.

Como funciona o consórcio de imóveis ?

Funciona de seguinte forma: somando-se as contribuições de todos os participantes do grupo (consorciados) , são distribuídos créditos, por sorteio ou lance, que permitem a compra de imóveis, de forma que até o final do prazo do grupo todos tenham adquirido seus bens.

O que é uma administradora de consórcios ?

É uma empresa prestadora de serviços responsável pela formação e administração de grupos de consórcios. Como a administradora capta e administra os recursos dos consorciados, ela deve ser autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, devendo cumprir uma série de exigências para operar no mercado.

O que é contrato de adesão a grupo de consórcio ?

É o documento que contém as condições de funcionamento de um grupo de consórcio, bem como os direitos e deveres do consorciado, da administradora e do grupo propriamente dito.

O que é a assembleia geral ordinária ?

É a reunião de um grupo específico de consorciados, realizada periodicamente em dia, hora e local, informados pela administradora, cujo objetivo é contemplar os participantes e informa-los sobre o andamento da operações do grupo.

Como funciona a contemplação ?

Por meio de sorteios e lances, realizados nas assembleias gerais ordinárias, de acordo com as regras estabelecidas em contrato.

Como é feito o sorteio ?

De acordo com a disponibilidade do caixa do grupo, um ou mais participantes serão sorteados para receber sua Carta de Crédito, no valor do plano que aderiu, independente do número de prestações que tenha pago. O sorteio serve apenas para definição da ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo o receberão até o final do plano.

O que é lance ?

É o direito de o consorciado à contemplação mediante a antecipação de parcelas oferecidas nas assembleias. Dependendo da disponibilidade de caixa do grupo, será contemplado o maior lance, de acordo com as regras contratuais.

O que é carta de crédito ?

É a denominação utilizada para identificar o crédito de consórcio. Trata-se de uma ordem de faturamento emitida pela administradora, com a qual o consorciado irá adquirir o imóvel de sua livre escolha. Para tanto, deverão ser apresentadas as garantias exigidas pela administradora, de forma a preservar os interesses dos próprios consorciados.

Como são atualizadas as prestações e a carta de crédito ?

O valor das prestações e do crédito é atualizado a cada período de 12 (doze) meses, contados a partir do mês da assembleia de inauguração do grupo, com base no índice de reajuste estabelecido no contrato (Ex.: INCC - Índice Nacional de Custo da Construção, CUB - Custo Unitário Básico, etc.).

Quais as vantagens do consórcio ?

Por se tratar de autofinanciamento em que os recursos são gerados pelo próprio grupo, o consórcio é a modalidade mais econômica de aquisição de um imóvel.


Fonte: Cartilha ABAC.


Busque sempre um especialista em consórcio. Entre em contato para uma consultoria sobre consórcio de imóvel através do Skype Silviovendasespeciais



















Um comentário:

  1. tem alguma dúvida sobre consórcio de imóvel ? deixe sua mensagem aqui.

    ResponderExcluir