domingo, 9 de outubro de 2011

Mercado de consumo no Brasil em franca expansão



  1. O mercado de consumo no Brasil está em expansão O avanço da renda, da possibilidade de financiamento e novas tendências de comportamento proporcionam um cenário favorável, pois, com mais dinheiro no bolso, mais opções de crédito e novas atitudes e anseios, as pessoas irão gastar mais , e com isso fortalecer a economia. Segundo projeções da consultoria LCA, em 2020 os lares brasileiros vão gastar 5 trilhões de reais – 130% mais do que atualmente. Bem antes disso, já em 2014, o Brasil passará a ter o quinto maior mercado consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha. Renda bruta versus consumo das famílias, em bilhões de reais * Previsão Fonte: FGV, IBGE e LCA
  2. Em poucos anos a maior parte da população brasileira estará nas classes A, B e C Se as projeções se concretizarem, significa que, em quatro anos, 72% da população – um total de 144 milhões de pessoas – será, no mínimo, da classe média baixa . Evolução das classes sociais, em milhões de pessoas e porcentagem da população Fonte: FGV, IBGE e LCA Renda Familiar em Reais 72% renda acima de 4.808 renda de 1.115 a 4.808 renda de 768 a 1.115 renda de 0 a 768
  3. Ciclos do Consumo: três fortes tendências comportamentais Desejo de melhorar e expandir o universo do consumo (o anseio por melhorar o que já possuem e adquirir novos produtos é o mais significativo). Necessidade de investir em educação e conhecimento (uma vez que uma melhor formação permite um emprego melhor, com renda maior e abre novas possibilidades de consumo). Novos hábitos (desejo de “se dar ao luxo” de fazer ou comprar alguma coisa dispensável e de ser incluído em ambientes antes desconhecidos pelo consumidor). A escolha e o estabelecimento de prioridades em relação ao consumo varia de pessoa para pessoa, mas é possível detectar tendências comportamentais comuns a todos. Fonte: BCG, Data Popular e LCA 1ª QUERO TER MAIS 2ª QUERO SABER MAIS 3ª QUERO EXPERIMENTAR MAIS
  4. Ciclos do Consumo – Evolução da Cesta de Bens/ Serviços RENOVAÇÃO Nos próximos anos, muitos dos que estão chegando agora ao mercado vão trocar os bens que acabaram de adquirir e incorporar novas ambições, e outros tantos vão iniciar a mesma trajetória. Atualmente... A classe média (B) , começa a cultivar hábitos de ricos, tendo acesso a bens como barcos, carros de luxo, viagens ao exterior, imóveis de alto padrão, entre outros. A classe média baixa (C) , por sua vez, começa a cultivar hábitos da classe média, tendo acesso ao primeiro imóvel próprio, à primeira viagem de avião, primeiro computador, primeiro curso superior etc.
  5. Ciclos do Consumo – Evolução da Cesta de Bens/ Serviços Fonte: BCG, Data Popular e LCA
  6. Conforme muda a Classe Social muda também o comportamento de consumo Segundo estudo da consultoria Boston Consulting Group, quando as pessoas mudam de Classe Social há um aumento dos gastos em todas as categorias de consumo, principalmente em categorias relacionadas à aparência. Nas 3 mudanças de nível social, um dos gastos que mais aumenta é o com roupas e sapatos . Para quem sobe da classe D/E para C destaca-se também o aumento dos gastos com higiene e cuidados pessoais e para quem sobre da classe C para B e da classe B para A , destaca-se também o aumento dos gastos com eletrônicos e móveis . Previsão de crescimento do tamanho dos mercados – 2014 x 2008 (em milhões de passageiros) (em milhões de unidades)* * Licenciamento de veículos novos Fonte: Bain & Co, BCG, LCA e Roland Berger Fonte: Bain & Co, BCG, LCA e Roland Berger

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